Por Maria das Graças de Oliveira Sales - coordenadora da pastoral do dízimo
· A palavra Dízimo significa a décima parte. De cada 100 coisas, eu separo dez. De cada 100 sacos de feijão, ou de cada 100 cabeças de gado, ou de cada 100 Reais, eu separo dez. A décima parte. É o chamado dízimo.
· Dízimo é a devolução a Deus, através de nossa comunidade, de uma parcela de todos os nossos rendimentos em forma de ação de graças pelo muito que d’Ele recebemos.
· É uma contribuição voluntária do cristão na manutenção da comunidade onde cada um participa das responsabilidades de manter as atividades da Paróquia, no gesto concreto de partilhar um pouco de tudo o que Deus tem dado.
Tudo que temos e somos vem de Deus. Nós somos apenas meros administradores do que recebemos de sua infinita bondade. Por isso, contribuir com o Dízimo é obedecer a um preceito do Senhor. “Trazei o Dízimo completo ao templo do Senhor” (Ml 3,10).
1- DIMENSÃO RELIGIOSA: Despesas com o culto, com o sacerdote, com o templo;
2- DIMENSÃO SOCIAL: Ajuda aos necessitados;
3- DIMENSÃO MISSIONÁRIA: Despesa com a Evangelização fora dos limites da comunidade e da Paróquia. Ajuda a outras paróquias e comunidades, obras missionárias.
· O quinto mandamento da Igreja nos convida a viver a graça da doação, contribuindo com o dízimo na comunidade:”Entregar o Dízimo conforme o costume”.
· O DÍZIMO É BÍBLICO: Não devemos enganar a Deus: “Pode um homem enganar a Deus?Pois vocês me enganaram! Vocês perguntam: Em que te enganamos? No Dízimo e na contribuição”. ( Ml 3,8)
· A Bíblia diz que Deus é o Criador e Senhor de tudo (Gn 1,1-28). O homem foi chamado a ser o administrador dos bens criados por Deus. Ele não é o proprietário dos bens. É apenas administrador (Gn 1,29-30). Por aí podemos começar a entender o verdadeiro significado do dízimo. A pessoa que tem fé e que se coloca diante de Deus como administradora dos bens, faz do dízimo um gesto de fé e de gratidão a Deus. Reconhece o direito de Deus, de solicitar que parte dos bens que Ele nos dá seja oferecida para o serviço da Comunidade.
- MALAQUIAS 3,10: “Tragam o dízimo completo para o cofre do Templo, para que haja alimento em meu Templo. Façam essa experiência comigo – diz o Senhor dos Exércitos. Vocês hão de ver, então, se não abro as comportas do céu, se não derramo sobre vocês as minhas bençãos de fartura.
- ECLESIÁSTICO 35,6.11-12: “Não te apresentarás diante do Senhor com as mãos vazias”.” Faze todas as tuas oferendas com um rosto alegre, consagra os dízimos com alegria. Dá ao Altíssimo conforme te foi dado por Ele, dá de bom coração de acordo com o que tuas mãos ganharam”.
- II CORÍNTIOS 9,7: “Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria. Poderoso é Deus para cumular-vos com toda a espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as coisas o necessário, vos sobre ainda muito para toda a espécie de boas obras”.
· MISSÃO DO DÍZIMO: A grande missão do Dízimo é evangelizar, como qualquer outra Pastoral. Toda a organização administrativa do Dízimo tem uma só origem nessa missão evangelizadora. O Dízimo tem um só destino certo que são as três dimensões: Religiosa, Social e Missionária.
· DIMENSÃO RELIGIOSA: Reunimo-nos no templo porque temos fé. Vamos à Igreja a fim de viver esta fé profundamente em nossa vida. E para que isto aconteça há as despesas necessárias desde a vassoura até a pequena hóstia e entre elas a manutenção da Igreja, luz, água, velas flores, material de catequese, folhetos litúrgicos, etc. Nada deve ficar esquecido.
· DIMENSÃO SOCIAL: Toda comunidade cristã consciente deve ter uma equipe de promoção humana que cuida e dá assistência aos doentes e necessitados.
· DIMENSÃO MISSIONÁRIA: Quando se contribui para que a comunidade possa desenvolver um trabalho Pastoral eficiente, o Dízimo assume uma dimensão especial na vida do dizimista. São as despesas com ajuda para o seminário, preparação de missionários leigos, ajuda às Comunidades Missionárias, etc. Onde estiver o missionário, o dizimista estará junto. (“Quem ajuda na pregação, tem merecimento de pregador.”)
· CONSCIENTIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO DÍZIMO: Foi Deus quem concebeu o Dízimo como forma de partilha e sustento da Igreja e seus ministros.
· DESPERTAR PARA A UNIDADE: Quando todos se sentem responsáveis, todos trabalham, todos contribuem, todos ganham. E quando todos comungam dos mesmos ideais da Cabeça que é Cristo, todo o corpo se coordena e se ordena para a Comunhão, para a unidade.
· PASTORAL DO DÍZIMO: Não é para arrecadar dinheiro visando lucro para a Igreja, mas, é para manter a Igreja de Cristo aqui na terra com dignidade: “O zelo pela tua casa me consome.” (João 2,17).
· “PASTORAL DO DÍZIMO É EVANGELIZAÇÃO, COMPROMISSO DE FÉ E COM A COMUNIDADE.”
20 RAZÕES PORQUE SOU DIZIMISTA
1. Sou dizimista porque o dízimo é santo (Lv 27,30-32).
2. Sou dizimista porque quero ser participante das grandes bênçãos (Ml 3,11-12).
3. Sou dizimista porque amo a obra de Deus na face da terra (Ml 3,10).
4. Sou dizimista porque quero ser abençoado (Ml 3,9).
5. Sou dizimista porque não ficarei devendo a Deus (Lv 27,13-31).
6. Sou dizimista porque Deus é dono de tudo (Sl 24; Ag 2,8).
7. Sou dizimista porque do mesmo modo serei participante da casa de Deus (Dt
14,23).
8. Sou dizimista porque mais aventurado é dar do que receber (At 20,35).
9. Sou dizimista porque Deus ama a quem dá com alegria (2Cor 9,7).
10. Sou dizimista porque tudo vem das mãos de Deus (1Cr 29,14).
11. Sou dizimista porque não sou avarento (1Tm 6,10).
12. Sou dizimista porque meu tesouro está nos céus (Mt 6,19-21).
13. Sou dizimista porque tudo que peço, recebo (Mt 7,7-9).
14. Sou dizimista porque receberei de Deus com redobrada medida (Lc 6,38).
15. Sou dizimista porque a minha descendência não mendigará o pão (Sl 37,25).
16. Sou dizimista porque Deus diz: "Fazei prova de mim" (Ml 3,10).
17. Sou dizimista porque meu salário não será pago em bolsa furada (Ag 6).
18. Sou dizimista porque também é de minha responsabilidade o sustento da Igreja
(Ml 3,10).
19. Sou dizimista porque quero ter a consciência tranquila (1Tm 1,19).
20. Sou dizimista porque Deus suprirá toda necessidade (Fl 4,19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário